Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

  • Gestão da Qualidade

    Em cada unidade temos equipes capacitadas para garantir a qualidade dos produtos. As unidades possuem diversos programas de autocontrole inspecionados pelo Sistema de Inspeção Federal.

    Controle de Estoque

    O controle de estoque registra e controla as fórmulas (receitas) utilizadas na fabricação da ração, e verifica o correto cumprimento da fórmula através de registros e controle de estoque diário para ingredientes de baixa inclusão e semanal para aqueles de alta inclusão. Contribui também para que seja garantido o uso de matérias-primas dentro do prazo de validade e em ótimo estado de conservação, projeta a compra de matérias-primas evitando a falta de produtos e variações na formulação.

    Controle Integrado de Pragas

    São procedimentos de controle e métodos de prevenção a fim de evitar a atração, instalação, proliferação e infestação de pragas. Garantir a inocuidade das matérias-primas e produtos finais e evitar que o recinto industrial apresente um ambiente favorável à proliferação de insetos e roedores.

    Gerenciamento de Resíduos

    O gerenciamento de resíduos consiste na correta destinação de resíduos, sejam sólidos ou líquido, adequadamente, sem agredir o meio ambiente. Todo resíduo coletado é pesado e avaliado, após é verificado as causas que geraram o resíduo, na busca de conter ou amenizar os resíduos gerados.

    Higiene e Saúde Pessoal

    Todos os colaboradores são orientados sobre higiene pessoal para evitar doenças nos colaboradores e nos consumidores. Utilizam roupas limpas diariamente para executar o trabalho. Recebem treinamentos sobre hábitos higiênicos, noções básicas de microbiologia e parasitologia para manipuladores de alimentos. Para o acompanhamento da saúde do colaborador, a empresa dispõe de médico para a realização de consultas e são feitos exames admissionais e períodicos.

    Limpeza e Higienização dos Equipamentos, Instalações e Utensílios

    Neste programa existe um cronograma de higienização de cada equipamento e setor, possui uma instrução de trabalho, demonstrando aos colaboradores como realizar a tarefa com segurança e eficácia, e após a higienização o controle de qualidade avalia se o equipamento depois de higienizado está limpo a ponto de não comprometer a inocuidade do produto.

  • Manutenção e Calibração de Instrumentos e Equipamentos de Medição

    Existe um cronograma para a execução da manutenção e calibração dos equipamentos de medição tais como balanças, termômetros e peso padrão para garantir que tais equipamentos estão sendo utilizados com precisão e sem comprometer o processo e o balanceamento dos produtos.

    Manutenção Preventiva

    Possui um cronograma de avaliações, verificações e ações para evitar o mau funcionamento de qualquer equipamento que possa causar danos ao processo e ao alimento, mantendo os equipamentos e utensílios em perfeito estado de funcionamento e segurança.

    Potabilidade da Água e Higienização dos Reservatórios

    São coletadas periodicamente amostras de água para análise laboratorial, a qual verifica os aspectos fisíco-químico e microbiológico onde se compara com a Portaria n° 518 de 25 de março de 2004 do Ministério da saúde para se garantir a potabilidade da água. Os reservatórios de água, são higienizados periodicamente para que não comprometa a potabilidade verificada nas análises laboratoriais.

    Prevenção contra Contaminação Cruzada

    A prevenção de contaminação cruzada, de matérias-primas e produtos acabados se dá através de controles voltados à higiene pessoal, contato de instalações, equipamentos e utensílios, pragas e roedores, transporte e rações produzidas.

    Rastreabilidade e Recolhimento de Produtos

    O programa de rastreabilidade compreende em registrar todas as etapas do processo, afim de que se alguma discrepância ocorrer após o produto pronto ou durante o processo, a empresa tenha condições de identificar as causas e corrigi-las rapidamente, e de verificar quais foram os clientes que adquiriram este produto, podendo recolher, reprocessar ou até mesmo identificar a tempo de impedir o consumo.

    Recebimento e Estocagem de Matéria-prima

    Compreende todo o processo de avaliação da qualidade da matéria-prima antes do recebimento (descarga) para verificar se atende as especificações técnicas, de cada ingrediente, necessárias para se obter uma ração balanceada e nutritiva para o animal. O direcionamento de cada matéria-prima para o local adequado de armazenagem, bem como o acompanhamento da conservação do produto enquanto estocada, também fazem parte deste procedimento.